• Edson C Pavão

O empreendedor e a Proatividade




Há basicamente dois tipos de pessoas no quesito iniciativa. Aqueles que esperam e aqueles que fazem acontecer. A história do mundo é repleta de exemplos de grandes personalidades que praticamente dominaram a narrativa dos 4.000 anos que temos de registos e nenhum deles era da primeira espécie.


Não há como se conceber que a inanição possa realizar algo. Claro que aqui há um certo exagero, mas hipérboles são muito eficientes para se provar um ponto. No geral, os “esperadores”, também conhecidos como reativos, agem, mas no limite do que os tiraria da zona de conforto. Eles esperam as coisas acontecerem para só depois tomar uma atitude e tentar reverter a situação, muitas vezes tarde demais. Há até os que possuem grandes aspirações como ganhar na loteria, receber uma herança de um parente que não sabia ter ou receber um convite para participar do BBB ou da nova novela da Globo, mas não estão dispostos a percorrer todos os caminhos que geralmente levam ao sucesso, preferem esperar por um milagre.


O empreendedor é um sonhador consciente. Ele tem noção do possível e do irrealizável e não só atua dentro de zonas que estão razoavelmente dentro de seu controle, como se dispõe a desenhar um mapa de como lá chegar.


A proatividade não é sinônimo de empreendedorismo, mas uma de suas principais qualidades. É um catalisador de resultados planejados. O empreendedor é um ser inquieto, curioso, interessado, comprometido e que adora aprender, mesmo a partir dos seus piores erros.


Uma pessoa com esse traço na personalidade tem a perspicácia para antecipar situações, prever resultados, enxergar cenários e, portanto, agir antes do esperado para corrigir o curso das suas ações em busco do objetivo final. Está sempre no controle da situação e age de forma positiva e consciente para atingir os resultados desejados. É uma virtude que pode trazer muito sucesso tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.


O proativo é também um líder e suas atitudes serão sempre fontes de exemplos e inspirações para aqueles ao seu redor, criando ambientes mais propícios para grandes realizações.

Ser uma pessoa proativa é um primeiro grande passo a dar quando se pretende empreender, criando metas que serão os combustíveis necessários para manter o controle durante toda a jornada e intervir de forma positiva nas diversas situações de forma a remover os obstáculos e avançar em busca de sua visão, ou seja, do seu objetivo maior.

3 views0 comments

Recent Posts

See All