• Edson C Pavão

Os X Mandamentos do Empreendedor


Empreendedor:


I - Deverá ter muita Iniciativa.

O empreendedor “faz a hora e não espera acontecer”, não deixa para amanhã o que pode ser feito hoje. É inquieto, sabe que sempre pode fazer algo mais. É curioso e sempre interessado em aprender, testar, inovar.


II - Calculará riscos

Riscos são inerentes a qualquer negócio e empreendimento. O empreendedor avalia e estuda os riscos e age com eles controlados e monitorados. Busca adotar medidas mitigantes aos riscos e tem coragem de assumi-los. No entanto, não é inconsequente ou aventureiro, quando os riscos são muito grandes prefere ficar de fora ou simplesmente não agir conscientemente.


III - Exigirá qualidade e eficiência

O Empreendedor sempre deve buscar a inovação, que nada mais é do que fazer algo de forma mais barata ou em menor tempo sem perder a qualidade. Pauta pela excelência e sempre implementa e segue procedimentos. Cuida da reputação e imagem de seus negócios e faz tudo com excelência e maestria.


IV - Será persistente:

Não pare diante de obstáculos, ao contrário, os confronta e encontra forma de superá-los. Fica do lado da solução e não do problema. Tem paciência para aguardar o momento certo de agir. Faz sacrifícios pessoais para atingir seus objetivos.


V - Será totalmente comprometido:

O empreendedor sabe que é o maior responsável pelo sucesso de seu empreendimento e assume essa responsabilidade. Está sempre disposto a colocar a mão na massa quando necessário ou para dar o exemplo. Entende que empreender é por natureza uma atividade de longo prazo.


VI - Buscará informações:

O empreendedor está sempre bem informado sobre o mercado, o setor, as novidades tecnológicas, as leis, os clientes e todos os temas que dizem respeito ao seus negócios e atividades. Investiga pessoalmente sobre o que pretende empreender e se for necessário consulta especialistas.


VII - Estabelecerá metas de curto prazo para atingir grandes objetivos:

Tenha sempre seu objetivo principal em mente. Estabeleça metas de curto prazo para atingir o objetivo maior: sua visão, ou seja, onde você quer chegar. Crie metas S.M.A.R.T e monitore seu desenvolvimento constantemente


Specifics – específicas

Measurable - mensuráveis

Attainable – que possam ser atingidas

Relevant – relevantes para a visão

Temporal – prazo determinado


VIII - Planejará, planejará e planejará:

Faça um plano de negócio escrito e o mantenha atualizado de tempos em tempos. Tenha um bom planejamento financeiro. Evite tentar guardar tudo na cabeça, anote suas ideias desenvolva estratégias escritas de como agir e como estar preparado para todos os cenários possíveis. Quanto mais puder antecipar o que poderá acontecer mais sucesso terá


IX - Exercerá liderança:

O empreendedor exerce influência sobre os outros stakeholders e usa seu poder de persuasão para trazê-los para suas iniciativas. Constrói uma network e age para mantê-lo.


X - Será independente:

Aja com autonomia, assertividade, firmeza e autoconfiança. Mantenha-se sempre preparado e atualizado. Tenha sua própria opinião.


Se você obedecer os X mandamentos não significa que seu empreendimento vai prosperar, mas se você não segui-los é certo que não prosperará.

Sobre o autor:

Edson Costamilan Pavão é advogado e empreendedor, formado em Direito pela Universidade de São Paulo e pós graduado em direito internacional pela Metropolitan University London. É Sócio fundador do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, o 1º Hotel Lixo Zero do Brasil (www.ilhadetoquetoque.com.br) e do Porto Grande Hotel & Convention (www.portograndehotel.com), um dos mais tradicionais de São Sebastião, SP. É fundador da Pavão Advocacia (www.pavaoadv.com.br) atualmente presta consultoria em empreendedorismo e Imigração para Portugal

Recent Posts

See All